Tuesday, May 29, 2007

A civilização das formas: o corpo como valor

Gostaria de citar uma parte de um livro chamado A civilização das formas: o corpo como valor que na verdade diz respeito à postagem Opposites do dia 29.05.2007. Se trata de um resumo de pesquisas feitas com homens e mulheres que indica o ponto de vista de cada um com relação a um relacionamento e ao corpo de cada um.


"Um dos dados que mais chamaram nossa atenção, ao analisar algumas das questões da pesquisa, foi a presença significativa da categoria corpo nas respostas femininas e masculinas. Por exemplo, ao perguntarmos às mulheres: "O que você mais inveja em uma mulher?", elas respoderam: a beleza em primeiro lugar, o corpo, em seguida, e a inteligência em terceiro lugar. Quando perguntamos aos homes: "O que você mais inveja em um homem?", tivemos como respostas: a inteligência, o poder econômico, a beleza e o corpo.

Em outra questão, perguntamos às mulheres: "O que mais a atrai em um homem?" obtivemos como resposta: a inteligência, o corpor e o olhar. Quando perguntamos aos homens: "O que mais o atrai em uma mulher?", encontramos: a beleza, a inteligência e o corpo. A categoria corpo aparece ainda com maior destaque quando perguntamos às mulheres: "O que mais a atrai sexualmente em um homem?" as respostas foram: o tórax, o corpo e as pernas. Para os homens: "O que mais o atrai sexualmente em uma mulher?", tivemos as respostas: a bunda, o corpo e os seios.

Não iremos nos deter aqui na diferença de peso que a preocupação com o corpo tem para os pesquisados, ou como eles valorizam esta diferença, mas na recorrência desta categoria como algo invejado, desejado e admirado, não apenas pelas mulheres, mas também, expressivamente, pelos homens. O mais interessante é que em todas as questões acima a categoria corpo aparece sem nenhum adjetivo, como uma entidade autônoma, independente, abstrata. Em apenas uma das questões da pesquisa -- quando, para saber o que homens e mulheres procuram em um relacionamento afetivo, propusemos: "Se você escrevesse um anúncio com o objetivo de encontrar um parceiro, como se descreveria? Como você descreveria o que procura em parceiro?" -- este corpo aparece como "definido", "malhado", "trabalhado", "sarado", "saudável", "atlético", "bonito", entre outros. Torna-se "coisa para o outro", um corpo que pertence a um indivíduo que se apresenta e descreve as características que busca em um parceio."
(Páginas 35 e 36) Autores: Mirian Goldenberg e Marcelo Silva Ramos.

No comments: